"O mundo está nas mãos daqueles que têm coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos."
(Paulo Coelho)

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

APEC Summit

Essa semana parte do centro de Sydney está um caos! A cidade está sediando a APEC 2007 (http://www.apec2007.org), uma conferência entre líderes da Asia e Pacífico sobre cooperação econômica e comércio. O fórum é composto de 21 países e todos (os líderes) estão em Sydney para a conferência.



A preparação para a conferência foi enorme e custará mais de 300 milhões de dólares australianos para o cofre do governo. Isso inclui desde uma guaribada na cidade, com o plantio de flores e troca de plantas até preparação dos locais usados pela conferências (Sydney Opera House, entre outros), esquemas especiais de policiamento, alteração de tráfego e segurança, muita segurança. Na chegada dos líderes, por exemplo, foi montado um esquema especial para criar um "corredor verde" desde o aeroporto até o hotel onde cada um está hospedado. Não é necessário nem dizer a bagunça que o centro da cidade fica com tudo parado, esperando as comitivas passar.

O parte norte do centro da cidade, onde ficam a maior parte dos hotéis usados pelas comitivas e locais onde a conferência está sendo realizada foi recheada de cercas e portões para que a polícia possa controlar o accesso. Durante a semana eu dei uma chegada até lá na hora do almoço (fica a uns 10 minutos do meu trabalho) para ver a arrumação. Parece zona de guerra, com grades por todos os lados e muitos policiais pela rua, normalmente andando em grupos de 5 a 10.





O mais engraçado foi que ontem, apesar dessa parafernália e paranóia toda, um grupo de comediantes daqui que tem um programa de TV (chamado The Chasers) montou uma comitiva, composta de uma limusine com bandeirinhas do Canadá e mais duas pickups grandes como escolta, e conseguiram passar por várias barreiras de segurança sem serem questionados até a frente do hotel onde George Bush está hospedado.

A polícia só foi tomar providências quando a carreata parou e de dentro da limusine saiu um deles vestido de "Mr. Osama Bin Laden of Canada". As autoridades, obviamente, ficaram furiosas com a humilhação. Os comediantes foram presos e liberados mais tarde e terão que comparecer a julgamento no mês que vêm!

Hoje é feriado em Sydney por causa da conferência. Semana que vem a cidade volta ao normal.

domingo, 2 de setembro de 2007

Eclipse Total da Lua

Terça-feira passada, dia 28 de agosto, um eclipse total da lua pôde ser visto da costa leste da Australia e oeste dos EUA. O tempo não ajudou muito, mas entre uma nuvem e outra foi possível ver bem o eclipse e consegui tirar algumas fotos.

A foto abaixo foi tirada com a minha máquina com um zoom ótico de 4x e resolução máxima (7.1 megapixel).



Onde eu estava tinha um cara com um telescópio de 8 polegadas de diâmetro e, através do telescópio, bati as duas fotos abaixo. Como não tinha adaptador pra câmera, bati as fotos manualmente e ficaram meio tremidas. A primeira é da lua (!) e a segunda de Júpiter e suas luas.